quarta-feira, 18 de abril de 2018

Parlamento cubano toma posse e indica candidatura de Miguel Díaz-Canel à presidência de Cuba

Assembleia Nacional do Poder Popular, o parlamento cubano | Foto: Irene Pérez/Cuba Debate
Por Sturt Silva

A nova Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba (parlamento), eleita em março passado, tomou posse nesta quarta-feira (18). 

Logo em seguida foi apresentada as candidaturas para a mesa diretora da casa. O atual presidente, Esteban Lazo Hernández e a atual vice-presidente, Ana María Mari Machado, foram eleitos por unanimidade.

Veja no vídeo da TV Cubana:


Uma vez eleita, e constituída, a Mesa Diretora do parlamento, foram nomeadas as candidaturas para a presidência, primeira vice-presidência, 5 vice-presidências e demais altos cargos do Conselho de Estado, órgão ligado à Assembleia e que governa o país.

Díaz-Canel | Foto: AFP
Para presidente foi indicado como candidato Miguel Díaz-Canel, engenheiro eletrônico, de 57 anos. Atual vice-presidente do país, Díaz foi dirigente estudantil e secretário da União da Juventude Comunista (UJC) na província de Villa Clara. Na década de 90 comandou o Partido Comunista Cubano (PCC) em Villa Clara e Holguín. Nos anos 2000 se destacou como dirigente nacional sendo nomeado ministro da educação superior em 2009, vice-presidente do Conselho de Ministro (órgão executivo do país) em 2012 e eleito vice-presidente do Conselho de Estado em 2013.

Para vice-presidente foi indicado Salvador Valdés Mesa, engenheiro agrônomo, de 68 anos. Ex-ministro do trabalho, na década de 90, Valdés comandou o partido em Camagüey e presidiu a Central dos Trabalhadores Cubanos (CTC) entre os anos de 2006 e 2013.

Leia também:
Qual o caminho da Revolução Cubana depois de Raúl Castro? 
Cuba vai mudar, mas não deixará de ser socialista, afirmam revolucionários de 1959
Não existe transição em Cuba, só a continuação do socialismo, defende Cônsul de Cuba 

Para as outras cinco vice-presidências foram indicados Ramiro Valdés Menéndez, Roberto Tomas Morales Ojeda, Gladys María Bejerano Portela, Inés María Chapman e Beatriz Jhonson Urrutia.

Para secretário foi indicado o nome de Homero Acosta Álvarez. Para os cargos restantes  foram apresentados os nomes de Leopoldo Cintra Frías, Teresa Maria Amarelle Boué, Ulises Guilarte de Nacimeinto, Mirian Nicado García, Guillermo García Frías, Bruno Rodríguez Parrilla, Martha del Carmen Mesa Valenciana, Carlos Rafael Miranda Martínez, Susely Morfa González, Rafael Antonio Santiestebán, Miguel Ángel Barnet, Ileana Amparo Flores Morale, Raúl Alejandro Palmero Fernández, Jorge Amador Berlanga Acosta, Yipsy Moreno González, Elizabeth Peña, Yoerkys Sánchez Cuellar, Ivis Niuba Villa Milán, Barbara Alexis Terry, Reina Salermo Escalon, Rosalina Fournier Frómeta, Carlos Alberto Martínez Blanco e Felicia Martínez Suarez.

Veja no vídeo da TeleSUR:


Amanhã (19), será divulgado o resultado da eleição parlamentar, que ocorreu hoje, logo depois das nomeações das candidaturas. 

Já na sexta-feira (20), acontece a cerimônia solene de posse do novo presidente, quando Raúl Castro encerra seu segundo mandato, após dez anos de governo.

Como são realizadas as eleições cubanas?


As eleições gerais em Cuba são realizadas em três etapas.

A primeira foi em 26 de novembro de 2017, quando os delegados dos núcleos de base foram eleitos. Estes delegados, além de serem representantes de seus bairros, convertem-se automaticamente em vereadores da Assembleia Municipal. 

Na segunda etapa, uma parte dos delegados de base eleitos é nomeada candidata a vaga de deputado da Assembleia Nacional. A outra parte dos candidatos para o parlamento é indicada pela Comissão de Candidatura, formada pelas organizações de massa do país, entre elas a Central de Trabalhadores de Cuba (CTC). 

O processo eleitoral realizado no 11 de março elegeu 604 deputados, dos quais 47% são delegados de base e 53% são provenientes das organizações de massa. Nessa eleição também são escolhidos 1.200 delegados (deputados estaduais) das 15 Assembleias Provinciais (estados). Nesse processo, a participação eleitoral foi de 85% da população apta a votar. 

Na terceira etapa, os parlamentares escolhem, entre eles, através de uma votação secreta, quem será eleito presidente do Conselho de Estado, vice-presidentes, secretário e outros 23 altos cargos do país pré-selecionados pelos próprios deputados.

Com informações do Brasil de Fato, Cuba Debate e Granma.

Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário