sábado, 30 de setembro de 2017

Cuba envia médicos e ajuda humanitária ao México

Médicos cubanos darão assistência às vítimas dos terremotos | SRE México
Por Sturt Silva

O governo cubano enviou ontem (29) uma equipe médica com vários médicos e especialistas em saúde para Oaxaca, estado mexicano atingindo por dois terremotos neste mês.

O grupo é um contingente da brigada médica Henry Reeve, missão internacional cubana especializada em atuar em desastres naturais e graves epidemias.

Segundo o site Cuba Debate, o grupo, liderado pelo Doutor Rolando Piloto - que esteve no comando de uma missão no estado mexicano de Tabasco, em 2007, e no Peru, em março deste ano, - é formado por 19 médicos, 18 enfermeiros, anestesistas, técnicos em laboratório, psicólogos, terapeutas e equipe de apoio.
Além dos médicos, Cuba enviou 10 toneladas de ajuda humanitária, incluindo um hospital móvel e medicamentos.

No dia 7 de setembro um terremoto de 8,2 graus de magnitude na escala Richter deixou 78 pessoas mortas em Oaxaca. 12 dias depois a terra voltou a tremer no México. Um temor de magnitude 7,1 graus matou 355 pessoas na Cidade do México e em vários estados mexicanos, incluindo Oaxaca. Já no último dia 23 outro terremoto de magnitude 6,4 graus aconteceu na região onde os cubanos atuarão.

Retribuição mexicana

O governo mexicano, através da secretaria de relações exteriores, agradeceu o povo e o governo de Cuba pelo gesto de solidariedade e prometeu que nos próximos dias enviará uma brigada de especialistas em geração, distribuição e transmissão de energia para ajudar na recuperação do sistema elétrico cubano, danificado pelo furacão Irma no início do mês.
Brigada Henry Reeve

Henry Reeve foi fundada em 19 de setembro de 2005, em Havana, por Fidel Castro, para ajudar as vítimas do furacão Katrina que devastou Nova Orleans em 2005. Porém o presidente dos EUA naquela época, George W. Bush, recusou receber a ajuda humanitária cubana. Apesar da soberba estadunidense, a brigada se manteve ativa e tem se destacado na linha de frente contra epidemias graves e efeitos de desastres naturais pelo mundo.

Leia também:
Cuba ou a globalização da solidariedade: o internacionalismo humanitário
Mais de 750 médicos cubanos nas ilhas do Caribe atingidas pelo furacão Irma 

Desde 2005 a brigada já prestou serviços em 19 países, atendendo mais de 3 milhões e 500 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário