sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Em carta a Maduro, Raúl Castro reafirma apoio cubano à Venezuela

Assembleia Constituinte 'representa uma valiosa lição, que faz da Venezuela um símbolo para nosso continente', escreve Raúl; cubanos estarão sempre 'na primeira fileira da solidariedade militante' junto aos venezuelanos
Em março de 2016, Raúl Castro condecorou Nicolás Maduro com a Ordem José Martí - EFE
Do Opera Mundi

O presidente de Cuba, Raúl Castro, escreveu a seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, reiterando o apoio cubano ao governo venezuelano e à Assembleia Nacional Constituinte, instalada em Caracas na última sexta-feira (04/04).

Na carta, datada do último domingo (06/08) e divulgada pelo site Cubadebate nesta quarta-feira (09/08), Raúl diz que recebeu as notícias da eleição e da instalação da Constituinte na Venezuela “com imenso júbilo revolucionário”.

“Sem dúvidas este processo representa uma valiosa lição, que faz da Venezuela um símbolo para nosso continente, como afirmara Fidel com sua meridiana claridade”, escreve o presidente cubano.

Raúl fez referência a ações da oposição ao governo e à Constituinte, afirmando que “a experiência demonstra que cada ato de terror levanta a moral do povo, cada agressão o faz mais forte, cada golpe fortalece a unidade”.

“Virão dias de forte luta, de cerco internacional, de bloqueios, de limitações”, escreve Raúl, “mas também serão dias de criação e trabalho para os revolucionários e todo o povo venezuelano que, como até hoje, não estará sozinho e nos terá, os cubanos, na primeira fileira da solidariedade militante”, diz o presidente.

Leia a seguir a íntegra da carta de Raúl Castro a Nicolás Maduro: 

Havana, 6 de agosto de 2017 

“Ano 59 da Revolução” 

Nicolás Maduro Moros 

Presidente da República Bolivariana da Venezuela 

Querido Nicolás: 

Com imenso júbilo revolucionário soube dos resultados da eleição e da instalação da Assembleia Nacional Constituinte. Sem dúvidas, este processo representa uma valiosa lição, que faz da Venezuela um símbolo para nosso continente, como afirmara Fidel com sua meridiana claridade. A demonstração de apoio popular foi clara e forte, fiel ao legado do Libertador Simón Bolívar e do presidente Hugo Chávez Frias. 

A experiência demonstra que cada ato de terror levanta o moral do povo, cada agressão o faz mais forte, cada golpe fortalece a unidade. 

Certamente, virão dias de forte luta, de cerco internacional, de bloqueios, de limitações; mas também serão dias de criação e trabalho para os revolucionários e todo o povo venezuelano que, como até hoje, não estará sozinho e nos terá, os cubanos, na primeira fileira da solidariedade militante e mais comprometida com sua causa. 

Um forte abraço, 

Raúl Castro Ruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário