segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Fidel Castro vira nome de praça na Rússia

Fidel Castro discursa na ONU em 1979 | Foto: AP 
Do Diário Liberdade

Em memória ao líder revolucionário cubano Fidel Castro, falecido em 25 de novembro, a prefeitura de Moscou decidiu batizar uma praça da cidade em seu nome.

Segundo informou uma fonte da prefeitura à agência russa TASS, a iniciativa veio da comissão interdepartamental de Moscou.

A praça que receberá o nome do comandante da Revolução Cubana fica na região noroeste da capital russa, próxima à Rua Salvador Allende – que homenageia o ex-presidente chileno assassinado em meio ao golpe de Estado de 1973.

Leia também:
Cubanos marcham em Havana para homenagear Fidel Castro
Intelectual francês analisa os clichês sobre Fidel Castro
Fidel Castro é "Homem do Ano" para instituto russo

Outro símbolo da integração latino-americana e da luta anti-imperialista lembrado nas localidades de Moscou é o ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, morto em 2013.

No entanto, em Cuba nenhum local público tem o nome de Fidel Castro, nem nunca terá. Isso porque, em 27 de dezembro, cerca de um mês após sua morte, o parlamento cubano aprovou uma lei que proíbe nomear ruas, praças e monumentos em sua homenagem. Esse era um desejo de Fidel, que rejeitou qualquer espécie de culto à sua personalidade, segundo seu irmão e atual presidente Raúl Castro.

Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário